Empresa Cidadã Supermercado Criolo
Empresária relembra trajetória de superação e crescimento no setor supermercadista
À frente de um dos supermercados mais tradicionais de Barbosa Ferraz, a empresária Nilcineia Gonçalves Pereira, sócia-gerente, carrega uma história marcada por desafios, superação e crescimento sustentável.
A empresa, que hoje conta com 40 colaboradores, soma 60 anos de atividades, sendo administrada atualmente por Nilcineia e dois irmãos, dando continuidade ao legado iniciado pelo pai.
A trajetória começou com uma lanchonete, que permaneceu ativa por cerca de 25 anos. No final da década de 1980, a família decidiu migrar para o segmento de mercearia, em um momento descrito como de muita dificuldade pelos acontecimentos econômicos da época. “Foram de 8 a 10 anos de luta, momentos que quase nos levaram à desistência”, relembra Nilcineia.
A virada veio com a busca por conhecimento e planejamento. No início dos anos 2000, a família avaliou os erros, investiu na modernização do espaço e, em 2012, ampliou a loja de 200 para 800 metros quadrados. A modernização permitiu a expansão do mix de produtos e fortaleceu ainda mais o relacionamento com a clientela.
Em 2020, mesmo em meio aos desafios econômicos, veio uma nova expansão. Atualmente, o supermercado conta com 1.250 metros quadrados de área de vendas, além de 1.200 metros destinados a depósitos, escritório e outros setores operacionais.
“Graças a Deus, amamos o que fazemos e isso se reflete no atendimento e na fidelização dos nossos clientes. Numa cidade pequena, com cerca de 11 mil habitantes e cinco supermercados, a concorrência é forte, mas nosso compromisso sempre foi com qualidade, atendimento e responsabilidade social”, afirma a empresária.
Além de empreender, Nilcineia sempre esteve envolvida em ações sociais. Atuou como voluntária na APAE por 15 anos, foi do Rotaract e faz colaborações pontuais a instituições locais, como escolas e o Lar de Idosos.
Para ela, o papel social das empresas é fundamental. “A sociedade tem muitas necessidades. Vivemos em um país complexo, onde sempre haverá quem precise, mesmo que de uma ajuda mínima. Acredito que, quando pensamos em partilha, a prosperidade vem como consequência”, finaliza, sobre o apoio ao Programa Empresa Cidadã pelo Rotary Club de Barbosa Ferraz-Celeiro do Paraná.
Larissa Nakao - Comunicação Corporativa






